quinta-feira, novembro 19, 2009

Dia da Conciência Negra

negro


(Veja mais no Blog Mundo Afro)

8 comentários:

  1. Amigos boa tarde, deveria ter o DIA da CONCIÊNCIA: parda, branca,mameluco,morenos, cafucio,amarela..principalmente a negra etc....esse negocio ta virando anarquia..o ano todo só se fala nisso...eu nunca vi racismo aqui na BAHIA..ou eles veem mais que os outros...desculpa..mais é a minha opinião, fico chatiado com tantos pretesto de discriminação...quantos negros em cargos importantes: é só estudar que consegue tudo em igualdade.

    ResponderExcluir
  2. Sou contra todo e qualquer tipo de discriminação racial. Inclusive acho bonito a miscigenação. A mistura do negro com o branco reulta no moreno que é a cor de pele mais bonita que existe no mundo. Porém, é bom lembrar que o Pelé só casou-se com branca (loira). O Michel Jackson que combateu a discriminação racial contra os negros, também se casou com mulheres brancas e todas as suas amigas eram brancas. O Agnaldo Timóteo declarou recentemente que todo negro famoso se casa com branca. Portanto, não há necessidade de tantos conflitos por causa de raça. TODOS SOMOS IGUAIS.

    ResponderExcluir
  3. "é só estudar que consegue tudo em igualdade"... seja por suas idéias rasas, seja pelos erros de português, você é o primeiro que tem que estudar pra conseguir...

    ResponderExcluir
  4. Carlos,
    Se você não vê racismo aqui na Bahia, talvez seja pelo mesmo motivo de algumas "celebridades" em ascensão no cenário artístico local afirmar veementemente que racismo não existe.
    Ora, me poupe.
    Salvador se não for a maior, é uma das cidades com atitudes racistas declaradas. O racismo está ai, é só olhar nas ruas, nos shoppings, nos restaurantes, e por ai vai.
    Esteja mais atento ao que acontece ao seu redor (se lhe interessar, claro).

    ResponderExcluir
  5. Sou plenamente a favor que seja feriado nesta data. Acho que o negro contribuiu e muito para a sociedade deste pais. Deu muito ate seu corpo e alma para que esta sociedade fosse o que e hoje. Derramou suas lagrimas e seu sangue na chibata dos mal feitores e ainda hoje sofre de outras formas e claro mas... acho que deveriam dar mais valor a esta raça forte e valente e que as vezes por circunstancias da vida mostra-se servil. Mas tem uma força interna imensa porque senão hoje não haveria mais ninguem vivo. So penso que nas escolas da região sul do Brasil, deveria ter como materia escolar a Colonização Negra. Seria importante isso porque muitos talvez nem imaginem o que foi esta linda mas tabem triste historia de uma raça que serviu muitos a sociedade. Acho que todo o brasileiros , isso sim deveria ter mais a seu favor segurança, escolas, alimentação. emprego e respeito, Independente de raçasporque somos todos filhos de um so Desu e temos o mesmo sol brilhando sobre nossas cabeças,e um mesmo mar molhando nossos corpos. Mas a data de 20 de Novenbro deveria ser muito festejada não so neste dia mas sim em todos os 365 dias do ano. Viva Zumbi com sua força e sua luta pelo um povo.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente ,o idioma oficial é português,segundo diversas personalidades baianas racionais e portadoras de consciência cultural e política, afirmam existir racismo no Estado mais negro do Brasil,por já terem sido discriminadas,inclusive a 1ªjuiza negra brasileira,que é baiana,a qual peça desculpas em não lembrar o nome por ser incomum.Numa de s/entrevistas narra a série de,admoestções raciais pela qual passou.....E vcs. dizem não haver racismo na Bahia?Quantos intelectuais negros vcs conhecem?Médicos.engenheiros,arquitetos,jornalistas,cientistas,advogados...etc .Quantos prefeito, governadores,deputado e senadores NEGROS a Bahia elegeu ao longo de sua História ,história q inicia a vida do país.PARE! pense,reflita filosoficamente,questione,investigue,busque as causas.Por que desta invisibilidade?LAMENTAR, CHORAR ,não transforma este racismo enraizado neste pais multiracial,onde "tds." querem ser brancos,mesmo q s/genótipo o mostre e prove o contrário.A estratégia da inferiorização articulada c/o racismo tem s/frutos, racismo sutil,mascarado,meigo que impede aos ignorantes de percebe-lo e REVOLTAR-SE, USAR MEIOS APROPRIADOS EM SUA DEFESA....///

    ResponderExcluir
  7. Meu Amigo carlos,
    Quem precisa estudar mais para qeixar a cegueira deve ser o senhor. O negro nunca negou-se a estudar. O problema é que quando a escola pública era boa para estudar, o negro, cafucio, amarelo como você chama, era considerado como coisa, e só servia para trabalhar nas fazendos de açucar. Finalmente quando o negro teve acesso a escola, o Estado deixou de investir na escola pública. Para seu conhecimento o Brasil investe 6 vezes menos na educação do que a Colombia. O negro sendo economicamente mais desfavorecido não tem condição de bancar escola cara como os brancos. A conciencia Negra, é justamente para você sair do escuro onde está e enxergar as dificuldades do Negro para conseguir se inserir na sociedade e disputar com você, no mesmo nível de igualdade, liberdade, e justiça. Espero ter esclarecido suas ideias.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo do Carmo Reisterça-feira, dezembro 15, 2009

    Carlos,

    Aquilo que Bárbara disse anteriormente é bastante pertinente. Observe que são as pessoas que estão nas calçadas, quem são os garis da sua/nossa cidade, quem são os grupos que diariamente são exterminado pela polícia??? Por ventura não são majoritariamente negros e negras??? Quem são as empregadas domésticas, os seguranças informais da sua rua, a massa que está nos presídios e delegacias??? Por ventura não são predominantemente negr@s??? Está comprovado que mesmo que um negro tenha o mesmo grau de instrução que um branco, ainda assim as gradações sociais são mais rígidas para o negro. São se trata apenas de estudar ou não estudar. Sou estudante da UFBA e percebo que lá dentro os brancos ainda assim são privilegiados em vários sentido. Deixo uma reflexão para vc: "Quem dorme com os olhos dos outros não acorda a hora que quer" Acorde por favor.

    ResponderExcluir

Comentários: