sábado, novembro 07, 2009

Lobão Nuclear

lobao_nuclear

Usina nuclear é segura porque é perigosa


Soou até engraçado o que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou a respeito da possível instalação de usinas nucleares no Nordeste. Depois de dizer que vários estados da região estão pedindo para abrigar as usinas (serão duas), citando especificamente Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco, ele defendeu a instalação dos equipamentos dizendo que “quase todos querem a instalação porque são geradoras de riquezas, mão de obra e não causam nenhum malefício”.



Não contente, aprofundou sua defesa, lembrando que existem 441 usinas do tipo no mundo: “Vários países estão ampliando sua matriz energética com as usinas nucleares pois se constitui de energia firme, limpa e sem riscos de natureza nenhuma”.

Os destaques nas frases do ministro foram colocadas por mim, uma vez que até concordo com ele quanto à segurança de uma usina nuclear. O problema é que esta segurança é  proporcional ao tamanho do perigo que o equipamento carrega consigo. É o mesmo caso do avião, que é o meio de transporte mais seguro do mundo, segundo todas as estatísticas e estudos já realizados.

A contrapartida para tanta segurança é que quando uma aeronave cai morre todo mundo.

Será por isto que o Maranhão, terra natal de Lobão, não aparece na lista dos Estados que ele citou como prováveis destinos das usinas nucleares?  E também não será por isto que países como a Alemanha já concordaram em fechar todas as suas usinas nucleares e substituí-las por fontes de energia menos problemáticas?

Mais uma perguntinha: com tanto potencial hidrelétrico, será que o Brasil precisa mesmo de mais usinas nucleares?

Paixão Barbosa
Blog Política e Cidadania

Chernobil


"Aqueles que não podem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo"


George Santayana


chernobyl-01


chernobyl-02


chernobyl-03


chernobyl-06


chernobyl-09


chernobyl-010


chernobyl-013


chernobyl-016


chernobyl-020


chernobyl-029


4 comentários:

  1. Acho que o jornalismo existe, para se mostrar fatos, só que o que esse "post" aqui tenta fazer, é manipular a opiniao dos leitores, demonstrando antes de tudo, total desconhecimento sobre o assunto.

    É lógico que eu nao espero que todo jornalista brasileiro entenda algo de engenharia nuclear, mas qualquer um pode buscar algumas poucas informaçoes que auxiliariam a fazer uma analise verdadeira dos fatos.

    O acidente de Chernobyl foi causado por um erro no modelo de construçao "daquela" usina. E isso serviu para entre outras coisas, modificar e aperfeiçoar os modelos de segurança das usinas nucleares, tanto que hoje nao existe a possibilidade do mesmo erro acontecer.

    Desde o acidente, paises como França, Alemanha e EUA já aconstruiram várias usinas, mesmo sem ter uma mina de Urânio como a Bahia tem.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão! Um acidente nuclear, na Bahia, é uma consequencia! Basta observar quanto erros se comete no Bra(z)il e quantos responsáveis são punidos. E no final das contas somos todos nós, pessoas coerentes, que pagamos pelos erros e irresponsabilidades dos nossos pseudo representantes. Nós trabalhamos e eles se regaliam com nossa produção. E se nós ficarmos doentes eles nos submeterão ao modelo de saúde que eles sabotam e nos submete.

    ResponderExcluir
  3. PÕE A USINA NUCLEAR AO LADO DO CONGRESSO, EM BRASÍLIA!

    ResponderExcluir

Comentários: