terça-feira, agosto 03, 2010

Apelo de Lula é visto como interferência por iranianos

O establishment conservador do Irã parece ter reagido friamente a um apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para permitir que a iraniana Sakineh Ashtiani, acusada de adultério em seu país, obtenha asilo no Brasil e não seja morta por apedrejamento. Embora nenhuma autoridade iraniana tenha comentado a oferta brasileira, a Jahan News, serviço de notícias ultraconservador do Irã, considerada uma agência que reflete fielmente o pensamento do governo, informou, no domingo, que o apelo de Lula era uma "clara interferência nos assuntos domésticos do Irã". Ainda segundo a agência, a oferta brasileira foi feita "sob influência da mídia estrangeira".


A reação ao apelo feito no fim de semana pelo presidente Lula pode criar uma distensão na relação cada vez mais cordial entre Irã e Brasil. O caso pode também reforçar o que os críticos do regime iraniano encaram como uma forma primitiva de justiça, particularmente repulsiva quando se trata de mulheres. Sakineh, de 43 anos, pode não ser apedrejada porque o Judiciário iraniano ainda está examinando a sentença proferida por um tribunal de primeira instância. De acordo com a Jahan News, em vez disso, ela seria enforcada.


Sakineh foi acusada de ter uma "relação ilícita" com dois homens. Ela negou as acusações. O caso da iraniana chamou a atenção do mundo para a reputação do Irã com relação aos direitos humanos. O país é um dos poucos que aplicam a pena capital para casos de adultério.


No início, Lula havia rejeitado os pedidos de grupos de defesa dos direitos humanos para usar sua influência com o Irã e tentar impedir a execução de Sakineh. No entanto, ele mudou de ideia no fim de semana, durante uma viagem de campanha ao lado de sua candidata, Dilma Rousseff. "Se minha amizade e afeição pelo presidente do Irã são importantes e se essa mulher está causando problemas lá, nós a acolheremos aqui no Brasil", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Em A TARDE

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A pressão internacional livrou a iraniana Sakineh Ashtiani do apedrejamento, mas ela ainda poderá ser enforcada. O Irã quer recusar a oferta de asilo oferecida pelo Presidente Lula, mas se ele se comprometer a negociar com o Irã, ele poderá salvar a vida de Sakineh -- envie uma mensagem para o Lula peça para ele não desistir até que a Sakineh seja salva:

Envie uma mensagem agora!

4 comentários:

  1. LULA CUIDE DOS RINCOES DEIXE A CADA NAÇÃO O SEU MAL ...DEUS A SALVARA SAO AS MADALENAS MODERNAS............

    ResponderExcluir
  2. Que barbaridade!

    Aqui nós também cultivamos nossas barbáries: matriculamos nossas crianças e adolescentes na escola pública e as condenamos a viverem na plenitude da ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Bem que poderíamos importar esses métodos iranianos para aplicarmos nos nossos políticos em fim de mandato.

    ResponderExcluir
  4. Como os nossos representantes eleitos democraticamente não desenvolvem políticas públicas em nosso favor, vamos aplicá-los políticas privadas recém chegadas do Irã:

    Jaques Wagner = 99 chibatadas + 48 pedradas.
    Collor = 587 picadas de jararaca + 781 pedradas.
    Sarney = 02 banhos de azeite de dendê a 300ºC + 621 chicotadas no lombo.
    ACM Neto = 400 beliscões com alicate universal na ponta da língua + 453 pedradas.
    Dentre outros...

    ResponderExcluir

Comentários: