sexta-feira, outubro 15, 2010

Norte e Sul


LEITORA IRRITADA


E-mail recebido da leitora Terezinha Maria terezinha1950@hotmail.com:


O Jornal A Tarde faz 98 anos e nos brinda com uma charge ignóbil, inverídica e imoral. Será debilidade senil? Sou leitora deste vespertino desde a mais tenra idade e nunca pensei que um dia o veria se transformar num fanzine partidário que, vejam bem, é ainda mais baixo do que ser um mero pasquim. A imagem não podia ser mais mentirosa: um mapa do Brasil dividido ao meio sob o título "Dois Brasis", no topo Lula e sua marionete Dilma fazendo o V da Vitória (ou seria da Vergonha?), em baixo Serra e Titirica com a mesma boca parva fazendo um abobalhado legal. Mas quem empurrou o palhaço cearense goela abaixo do eleitorado? Para saber a resposta basta olhar a coligação pela qual o Tiririca se elegeu: "Juntos por São Paulo", composta por PT, PRB, PC do B, PT do B e PR. Ora vejam só, o eleitorado foi feito de bobo pela turma do PT, elegendo como deputado federal um palhaço, para que um certo deputado, que não seria genuinamente alçado ao parlamento pelo voto dos eleitores, pudesse subir no seu vácuo. Então quem deveria estar ao lado de Tirica era a candidata Dilma, uma vez que gozam da mesma companhia. Não é a toa que o idílico casal vermelho (na roupa e no nariz redondo) é o preferido dos eleitores encarcerados. Portanto, o Jornal A Tarde deve se retratar com os seu leitores eleitores conscientes o quanto antes, antes que seja Tarde.

14 comentários:

  1. Prezada Terezinha Maria,

    Acredito que ainda agora a senhora não conseguiu digerir que seu carlismo fora morto, enterrado e neste último dia 3, recebeu como honrarias uma missa de 4º ano de falecimento. Uma honraria de 4 milhões de votos.

    A charge acima, como qualquer obra artística, é uma obra aberta. Caso você não saiba o que isso significa, te explico: qualquer análise e interpretação, desde que haja explicações plausíveis, pode ser feita sobre a mesma. Essa sua análise de que Lula e Dilma estão por cima e comemorando uma vitória e Serra e Tiririca estão juntos e "abobalhados" pode sim ser feita. E inclusive gostei de ver o seu ponto de vista.

    Contudo, acredito que também temos outra ótica que pode ser analisada. Se a senhora rever o seu jornal A TARDE (Ah, ele não é mais vespertino há muito tempo, acho que chamá-lo assim é até uma afronta aos centenas de colaboradores que madrugam para entregar seu jornal às 6h da manha em sua casa) ou outros tantos como esse infográfico do UOL http://eleicoes.uol.com.br/2010/raio-x/presidente/ verá que a charge representa o panorama dos votos desde ano.

    A candidata Dilma teve vitória praticamente em todos os estados do Norte e Nordeste (metade de cima do Brasil) e o Serra nos Estados do Centro-Oeste e Sudeste do País. E Tiririca, o deputado mais votado do Brasil (mais inclusive que seu Candidato a governador na Bahia - seja ele qual for: Paulo Souto ou Geddel) é justamente de São Paulo, estado do Sudeste, região localizada na metade de baixo do Brasil.

    Outra análise que podemos fazer é com relação ao V de Vitória e ao Dedo apontado para cima. Podemos analisar isso como os 2 pontos que foram mais criticados dos dois candidatos. Lula e Dilma cantaram vitória antes do tempo. Acreditaram que iriam eleger a candidata petista no 1º turno e isso não ocorreu. E a maior crítica ao Serra é que ele não apresenta propostas só aponta os defeitos e as mentiras criadas sobre a candidata Dilma. O sorriso abobalhado talvez seja pelo amigo nada simpático do Picolé de Chuchu.

    A charge, portanto, exibe apenas duas realidades eleitorais de votos e uma crítica a ambos os candidatos. Antes de enxovalhar este diário matutino, tente analisar sobre as diversas óticas que uma obra artística pode ter. Isso é um princípio básico da Semiótica que é a ciência que estuda os signos e seus significados.

    ResponderExcluir
  2. João Alberto de oliveira Viannasexta-feira, outubro 15, 2010

    É despeito, dona terezinha? tadinha... morre de medo do PSDB morrer de vez...

    ResponderExcluir
  3. Como diria o bebe parmalat: TOMOU??

    ResponderExcluir
  4. Para que o país tenha um bom governo, é necessario ter pessoas(cidadãos)com conhecimento político,responsabilidade e honestidade e cobrar os direitos quais constam da carta mágna,enquanto houver no país duas(2) constituição (oficial e oficiosa)qual uma usada sábiamente pelos governantes,jamais existirá um bom governo e nunca serão cumpridas o que realmente é devido aos afazeres dos monarcas sentados nos tronos que não lhes pertencem.obs.(plural-tronos)federal,estadual e municipal.

    ResponderExcluir
  5. Não acho que seja despeito, nem tão pouco saudades do Carlismo. Acho que Dona Terezinha foi bem clara, a ligação está equivocada, deveriam ter ligado outra pessoa a José Serra e o Tiririca, se tivesse de ser ligado a alguém, que fosse a quem se aproveitou dele para eleger seus candidatos na godela, ou seja, a coligação composta pelo PT, partido da candidata Dilma. Agora alienado político vê apenas a sua verdade e distorce colocações feitas com equilibro e eloqüência, como a de Dona Terezinha.

    ResponderExcluir
  6. Votarei para o Serra com todo prazer.
    O tiririca é um produto da era Lula.
    Desse país atual, burro de um nordeste miserável que ama ter um painho ditador pra ficar mais 100 anos no poder. Veja a fidelidade dos nordestinos a ACM e Sarney. O Haití é aí. Tô fora.

    ResponderExcluir
  7. Ô Pery,acho que você tá desatualizado. Além do ACM já ser falecido, os carlistas perderam mais uma vez os cargos pra governador e senador, o que poderiam marcar o o retorno ao poder
    Ao menos na Bahia, meu caro não temos mais esse "painho" que falas.

    ResponderExcluir
  8. O PT que quer extirpar partidos, censura a veiculação de vídeos e planfetos. Não aceita opiniões contrárias. Cadê a democracia deles? Eles querem tornar o Brasil um México. Aguardem as eleições. O Brasil vai ter sim ALTERNÂNCIA DE PODER, para Lula aprender a ser humilde, se é que ele será um dia. LULA É O NOVO ACM! Quer o mesmo poder que ACM, mas não tgerá, pois as bases estão mobilizadas.

    ResponderExcluir
  9. Uma pergunta que não quer calar: o Jornal A TARDE tem partido?

    ResponderExcluir
  10. A coligação era do Mercadante, mas ele pediu que tirasse seu nome da propaganda de Tiririca e este, irritado, declarou que não vota em Mercadante. E qual o problema da charge? (Que a propósito adorei: recortei e guardei) Reflete a votação das regiões, sim. Algo errado com isso?

    ResponderExcluir
  11. ATENÇÃO!
    Essa não é a primeira e nem será a última charge a provocar alguma reação nos apreciadores dos cartuns. Entretanto, devemos lembrar que a liberdade de expressão é garantida, por lei, e não podemos abrir mão disso, até o limite legal.
    O Grupo A Tarde já se retratou ao divulgar a manifestação da leitora no mesmo blog onde o desenho foi postado.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o SR.Sinéas, e acrescento mais,um jornal que se preze, tem que ser do lado do povo.Quem é leitor assíduo pode perceber que existem comentaristas e filiados do jornal que é totalmente contra o PT é só lê os comentários de Dorea Kramer que é diário.Mesmo assim respeito o ponto de vista da SR. Terezinha

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKK LEGAL EU AINDA NAO TINHA VISTO ESSES HUMORES....KKKKK PARA LEITORA IRRITADA TEREZINHA...É ISSO AI ATARDE, NAO BASTA TANTAS NOTICIAS RUIM QUE OS JORNAIS TEM QUE MOSTAR, TEMOS QUE SE ALEGRAR RINDO...KKKKKK

    ResponderExcluir
  14. Uhauehuaehuaheuaheuae... Thiago "matou o tópico". Princípios de Semiótica, é o que faltou pra essa leitora!

    ResponderExcluir

Comentários: